Marco500  
Quem Somos--- Designers--- Eventos--- Contato
h
holaria

HOLARIA CERÂMICA CONTEMPORÂNEA

Institucional
O nome Holaria é a expressão exata e síntese do que somos. É a união de duas palavras: Holos, que vem do grego e significa "todo" e Olaria que na língua portuguesa designa a arte ou o lugar onde se fabricam peças cerâmicas. O todo é equilibrado e harmônico e é esta qualidade que a Holaria busca como empresa cerâmica. Trabalhamos para criar produtos cerâmicos que manifestem beleza, equilíbrio e harmonia

Visão
"O presente é raizado no passado e lança as sementes para o futuro".

A Holaria sente-se parte de um grande encadeamento de relações e acontecimentos que vão desde o passado remoto até o futuro desconhecido.

Do passado, temos a cerâmica e a longa herança de conhecimentos daqueles que vieram antes de nós. Do futuro, temos a perspectiva de que são os nossos atos que constroem as condições de vida das próximas gerações.

Trabalhar a cerâmica, matéria-prima milenar, em produtos para a casa que sintetizem o passado e o futuro - modelar o presente com a Terra - esta é a nossa visão.

Razão de Ser
"Modelar o presente com a Terra".

A Holaria tem como razão de ser a criação de produtos cerâmicos que tornem a vida cotidiana mais agradável, sem perder de vista a idéia de contribuir para a melhoria da cultura material e para o avanço do fazer cerâmico em produtos para a casa.

Ética
A Holaria cultiva no seu cotidiano uma série de valores que determinam a sua conduta como empresa:

// Conhecimento como base de ação consciente

Vivemos num mundo de crescente complexidade. Acreditamos que a base para se agir conscientemente neste mundo é o conhecimento. A compreensão já é uma forma de ação. A criação de produtos mais inteligentes, ambientalmente desejáveis e tecnicamente factíveis para o mundo atual necessita de uma base sólida de conhecimentos.

// Orientação para o design, inovação, experimentação e aperfeiçoamento constante

A Holaria tem o design como um dos pontos centrais para a sua gestão empresarial. Para nós, design é 5% inspiração e 95% transpiração, ou seja, nossa filosofia é de que a tarefa de criação é algo que exige muito esforço, estudo e trabalho. Sem isso o processo de inovação, fundamental para indústria, não ocorre. Assim como não ocorre também sem outro ingrediente fundamental: a experimentação. Temos em mente que apenas com o trabalho prático da experimentação e o seu aperfeiçoamento constante é que se desenvolve uma cultura de inovação forte.

// Transparência, abertura e respeito em nossas relações

A base das relações humanas deve ser a verdade. Acreditamos que o cultivo de relações positivas e duradouras com os nossos clientes, fornecedores, parceiros e vendedores criam uma cultura de confiança e desvelo mútuos. A amplificação destas qualidades para uma esfera maior beneficia toda a sociedade.

// Harmonia como caminho e meta para a criação dos produtos

Dedicamo-nos a criar produtos que sejam harmônicos em todos os seus níveis: estéticos, produtivos, econômicos e ambientais. Acreditamos que o caminho da criação deve se pautar pela harmonia. Harmonizar pragmatismo e utopia, risco e prudência, beleza e técnica, tecnologia e tradição, passado e futuro. Um bom produto é resultado de uma boa idéia transformada em uma boa forma, materializada por meio de matérias-primas e processos de fabricação excelentes tudo dentro de um encadeamento levado de forma equilibrada e diligente.

Fabricação:
"Valorizando as competências tradicionais".

A Holaria tem a cultura de criar o novo a partir das habilidades tradicionais da indústria cerâmica. Uma das prerrogativas de nosso trabalho é associar os avanços tecnológicos decorrentes das áreas de design e engenharia à capacidade técnica e produtiva das indústrias cerâmicas parceiras.

A Holaria está estrategicamente sediada em Curitiba-PR, onde desfruta o privilégio de estar próxima do maior pólo de produção de porcelana para louça de mesa e decoração do Brasil: Campo Largo-PR, também conhecido como a "Capital da Louça". As indústrias do município respondem pela fabricação de 90% da porcelana vendida no mercado interno e produziram somente em 2004 cerca de 22 milhões de peças cerâmicas. É nestas indústrias que a Holaria viabiliza a produção de seus produtos, aproveitando a disponibilidade de matéria-prima, equipamentos e mão-de-obra bastante qualificada. Como contrapartida, fomentamos o design na cultura empresarial do município e encorajamos o investindo em inovação e tecnologia.

O resultado prático destas parcerias com fornecedores de Campo Largo é a garantia de estar oferecendo aos consumidores produtos com ótima qualidade, apoiados no conhecimento de empresas tradicionais e de grande experiência no fazer cerâmico.

Produtos
A Holaria desenvolve produtos em uma das mais antigas formas de expressão material a Cerâmica e isso é fonte de grande honra e felicidade para nós. O desenvolvimento da civilização humana sempre caminhou lado a lado com o das cerâmicas e cada sociedade contribuiu de certa forma para a evolução do fazer, seja no nível técnico ou estético, formando assim uma grande corrente interligada.

A Holaria trabalha a cerâmica nos dias presentes e sente-se como mais um elo nessa corrente.

Designers
Como marca de produtos cerâmicos, a Holaria acredita profundamente na capacidade da atividade projetual para a criação de produtos melhores. O design tem papel fundamental dentro da empresa e sua prática recebe atenção diferenciada.

Dentro desta filosofia, a Holaria trabalha em parceria com diversos designers e escritórios.

Aleverson Ecker
Formação: UFPR - Universidade Federal do Paraná, Curitiba, 2003
Empresa: PROTODESIGN (www.protodesign.com.br)

"Penso que não tenho um método definido de projeto, mas percebo o quanto é importante no trabalho de design a participação efetiva de companheiros. Há uma permanente interlocução, mesmo quando não está explícita - mesmo quando se está só. Se existe um método de trabalho ele é o desencadeamento natural de uma situação, que é muito interessante pois representa não só as idéias de uma cabeça, mas no fim, de muitas, visto que o conhecimento é uma construção da humanidade."

Henrique Serbena
Formação: CEFET-PR - Centro Federal de Educação Tecnológica, Curitiba 1997
UFPR - Universidade Federal do Paraná, Curitiba, 2003
Empresa: PROTODESIGN (www.protodesign.com.br)

"Acredito que o verdadeiro design é aquele que busca como finalidade maior fazer o bem através dos objetos. Pensando desta forma, a técnica ou a tecnologia empregada para a concepção de um novo objeto ficam em segundo plano, pois se tornam os meios de se atingir o desejado. Também as técnicas e tecnologias são efêmeras, pois mudam no decorrer do tempo de acordo com as necessidades do ser humano, mas permanente é a busca pelo seu estado de bem. O que quer dizer que, não importa a cor do gato desde que pegue o rato."

Luiz Pellanda Jr
Formação: CEFET-PR - Centro Federal de Educação Tecnológica, Curitiba 1997
UFPR - Universidade Federal do Paraná, Curitiba, 2003
Empresa: PROTODESIGN (www.protodesign.com.br)

"Para a resolução de problemas de design sempre observo três aspectos fundamentais, começando por dois: o Ser Humano e o Ambiente. Em todas as circunstâncias da vida há sempre um diálogo do primeiro com o segundo. Quando existe a necessidade de uma interface para otimizar este relacionamento é que surge o terceiro aspecto: o Objeto."




  • Marco500 Design
  • Marco500 Design
  • Marco500 Design
  • Marco500 Design
  • Marco500 Design
  • Marco500 Design