Marco500  
Quem Somos--- Designers--- Eventos--- Contato
Cerâmica Serra da Capivara cerâmica serra da capivara por flávio franco

A fábrica da Cerâmica Capivara fica no Parque Nacional da Serra da Capivara. O Parque foi criado no intuito de proteger uma área na qual se encontra o maior patrimônio pré-histórico do Brasil. Lá há um parque arqueológico com uma riqueza de vestígios que se conservaram durante milênios. Em 1991 a UNESCO, pelo seu valor cultural, inscreveu o Parque Nacional na lista do Patrimônio Cultural da Humanidade. Em 2002 foi oficializado o pedido para que o mesmo seja declarado Patrimônio Natural da Humanidade.

Devido à criação do Parque foi possível que se conservassem os ecossistemas locais. É isso que permite que os vestígios arqueológicos estejam em ótimo estado de conservação. Consequentemente, o equilíbrio entre os recursos naturais é o fator vital na conservação dos recursos culturais.

É um local com vários atrativos, monumental museu a céu aberto, entre belíssimas formações rochosas, onde encontram sítios arqueológicos e paleontológicos espetaculares, que testemunham a presença de homens e animais pré-históricos. É inspirado nisso que a comunidade de Barreirinho, em Coronel José Dias, produz as peças da cerâmica capivara. O Projeto já ganhou inúmeros prêmios brasileiros e mundo afora, devido à sua importância no que tange a conservação cultural e ambiental da região, além de ser uma enorme fonte de renda para os envolvidos.

Em relação às questões ambientais e sociais, todas as peças estão sob rígidas normas de fabricação, que é feita de acordo com normas de licença ambiental, emitida pelo Instituto Brasileiro de Meio Ambiente (IBAMA), órgão que fiscaliza periodicamente o funcionamento da cerâmica. Há também o manual de Boas Práticas de Fabricação e Controle, emitido pelos órgãos responsáveis pelo cuidado com a saúde humana.

Desde a pré-história os povos que habitavam essa região trabalhavam com argila na fabricação de cerâmica com finalidades diversas, como urnas funerárias e peças utilitárias, como comprovam as pesquisas arqueológicas na região. Retratar as pinturas rupestres nas peças foi uma opção consciente no intuito de preservar esse patrimônio internacional da Humanidade e a caatinga. O trabalho desenvolvido pelos artesãos tem beleza, funcionalidade e também o valor social agregado que contribui com o desenvolvimento da região e protege o patrimônio cultural e ecológico do Parque Nacional.
Em 2005, a Cerâmica Serra da Capivara ganhou o primeiro lugar de melhor projeto de sustentabilidade do Brasil, premiação concedida pelo Conselho Empresarial Brasileiro de Desenvolvimento Sustentável (CEBDES).
Atualmente, o projeto trabalha com capacitação para outras comunidades e grupos que tenham o mesmo potencial de atuação da Cerâmica Artesanal.
A ideia é consolidar a identidade do povo sertanejo e nordestino e continuar nessa linha : - Politicamente Corretos; - Ecologicamente perfeitos e Socialmente justos





  • Marco500 Design
  • Marco500 Design
  • Marco500 Design
  • Marco500 Design
  • Marco500 Design
  • Marco500 Design